quarta-feira, setembro 1

Programa de Ressignificação e Dependência Escolar

JUSTIFICATIVA


O Programa de Dependência foi implantado nas escolas da rede pública de ensino no sentido de proporcionar aos educandos um percurso educativo sem retenções. Entretanto, esse programa não vem sendo desenvolvido até então, nesta Unidade Escolar de forma a alcançar resultados satisfatórios, causando um descontentamento geral por parte de todos os envolvidos no processo educativo, uma vez que se constataram os seguintes problemas:

• Falta integração destes alunos da turma onde cursam a dependência;

• Repetição de conteúdos, emprego de metodologias tradicionais e práticas avaliativas coercivas;

• Os educandos nem sempre disponibilizam de dois períodos para freqüentarem a escola;

• Na escola não há um horário especial, o que dificulta a assiduidade dos alunos nas aulas, pois 60% do alunado são oriundos da zona rural.

• O programa tem sido desenvolvido mais como forma de punição que de promoção, agravando a desmotivação dos alunos pelos estudos e elevando ainda mais aevasão e a reprovação.

Diante desses entraves, percebemos a necessidade urgente de desenvolvermos um trabalho diferenciado que possibilite aos educandos uma continuidade ao seu percurso educativo sem retenções, mas, que seja prazeroso e com qualidade. E para tanto, os conteúdos de cada área foram solucionados com base nas principais deficiências dos educandos e nas orientações curriculares para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.



OBJETIVO GERAL:

• Desenvolver estratégias pedagógicas que garantam uma reclassificação inclusiva e emancipatória.

ESPECÍFICOS:

• Elevar a auto-estima;

• Integrar os alunos em turmas exclusivamente de dependência, em horário especialpara cada área do conhecimento;

• Elaborar um currículo específico que contemple conteúdos significativos, metodologias inovadoras e práticas avaliativas que primem pelo crescimento globaldo educando;

• Garantir atualização permanente para enfrentar os avanços da sociedade.

METODOLOGIA

Os procedimentos metodológicos em suas atividades visam a construção do conhecimento de forma contextualizada e através de atividades práticas, lúdicas, integrando os diversos saberes, além de respeitar os diversos centros de interesse e individualidade dos educandos.

AVALIAÇÃO

As práticas avaliativas de aprendizagem serão desenvolvidas através de diagnósticos ao longo do processo para reorientação das atividades propostas, em vista de uma aprendizagem significativa, além de observações, seminários, registros, do desenvolvimento das competências e habilidades dos educandos, interpretação de textos, exercícios de expressão oral, pesquisas, produções textuais, resolução de problemas, relatórios, leituras, participação, assiduidade, bem como fichas de acompanhamento.

5 comentários:

  1. eu posso levar quantas dependencias de uma escola para outra?

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  2. Parabéns!!! Nós do Instituto de Educação Régis Pacheco, Jequié-Ba implantamos esse Programa em 2009, portanto esse já é nosso 3º anos no Programa, mas ainda parece o 1º, pois sempre estamos procurando novos camonhos para atingir nossos objetivos. Fácil não está sendo, mas com um pouco de persistência e apoio da Direção estamos chegando lá.

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  3. Gostaria de ajuda para elaborar o nosso. Vocês têm o passo a passo para elaboração?
    adrianadrikarruda@hotmail.com
    Grata

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  4. tenho uma duvida tenho dependencia da 6 serie mais estou na 8 serie tem algum modo de eu me livra da dependencia por exemplo algum teste ou curso que anule minha dependencia porque as materias que me deixaram na dependencia na 7 serie tirei boas notas nessas materias ai acho que si o aluno si recupera na serie seguinte acho que nao devia ter mais dependencia para ele ! entao alguem pode tira minha duvida ?

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  5. como faço pra pagar as dependência do meu historico

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