sábado, setembro 4

III FACE - Festival Anual da Canção Estudantil


4ª Colocada em Nova Itarana
Vencedores de Nova Itarana
2° Colocado do Face em Nova Itarana
PROJETO FACE


A iniciativa da Secretaria Estadual de Educação (SEC) em promover o face “ Festival da Canção Estudantil” tem animado os alunos pelo 3ª ano consecutivo na produção de canções.

Foram dezenas de produções musicais que passaram pelas vistas cuidadosamente dos professores, que classificaram para o grande Sarau do CELVF.

Este ano tivemos como vencedores as alunas Tânia Lays e Elielma ambas alunas do ensino médio, com a canção “ Vem ver a Bahia”, que foi a disputar a grande final em Amargosa, onde novamente demos show em agitação.

O Colégio levou 260 alunos para abrilhantar a festa em Amargosa. Diversão e aprendizagem, onde até a alimentação o colégio providenciou. Nossas cantoras foram maravilhosas e nossos bailarinos perfeitos em vestes e coreografia. Nossa escola deu show de organização e os alunos de alegria, ordem e participação.

Adicionar legenda
Dirceu e Laís.
<>
<><><><><><><><>
Jurados em Nova Itarana- Prof. Jacione, Prof. Renivaldo, Pe. Cosme, Prof. Elcimeire e Prof. Rosalina

A música popular é, reconhecidamente, o mais brilhante patrimônio cultural do povo brasileiro. Por meio da música, expressamos a diversidade de nossas origens, as nossas ideias e os nossos ideais. Portanto, o Brasil é tratado pelos especialistas como o celeiro musical planetário e, dificilmente, se pode encontrar uma nação com tanta riqueza de ritmos. A música é, definitivamente, uma das formas de exprimirmos a grandeza da nossa alma brasileira e baiana.

Professores:  Allan Cabral e Valdécio
Valeu turma, ano que vem tem mais.
 III FACE em Nova Itarana

Rafael, 3° colocado em Nova Itarana.

Láis, Dirceu e Elielma
Laís

Dançarinos nota 10.
Orgulho de Nova Itarana
Elielma
Nossos artístas
Bruno e Laís
Júnior e Laís
Elielma e Laís
Amargosa
Música


Composição: Tânia Lays e Elielma


VEM VER A BAHIA



Vem ver,
Vem ver,
A cultura que a Bahia mostra pra você.

Vem ver,
Pra crer,
Que a Bahia é um estado lindo de se vê.






A todo mês,

A toda estação,

Boto a mão no peito

E canto essa canção.

Canto sempre o hino,

Da nossa nação,

É Brasil no peito,

Bahia no coração.


[...]


Tem muito forró,

Tem muito axé,

Temos alegria e samba no pé.

Aqui ninguém fica só,

Aqui tem muita fé,

Amargosa
Vamos, bola pra frente,

Seja o que Deus quiser.


[...]

Apresentação perfeita.
Pró Jucivalda e Laís
Júnior, Elielma, Carol, Rosa Marina, Carolzinha, Laís e Bruno
Apresentação em amargosa
Laís, perfeita!
260 alunos com camisa do FACE, feitas pelo colégio e de graça só aqui.
Camisa feita para o FACE e o Tal
Exclusiva do Luiz Viana Filho
<>
<><><><><><><><><><>
Alunosas do Luiz Viana Filho em Amargosa
Adicionar legenda



Nos anos 60, 70 e 80, festivais de música mobilizaram, especialmente, a classe estudantil brasileira e se tornaram um marco no despertar da consciência política e social do país. Os grandes talentos da música do Brasil e da Bahia que foram revelados nestes festivais e que até hoje são referência e servem de inspiração para a nossa juventude, contribuíram não só com arte, mas tiveram participação significativa no processo de conscientização nacional sobre a ausência do Estado de Direito.



Com o Festival Anual da Canção Estudantil (Face), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, além de reviver os antigos festivais que movimentaram o Brasil décadas atrás, revela o caráter educativo da música e a relevância dos contextos escolares no desenvolvimento artístico dos jovens estudantes das escolas públicas estaduais da Bahia.

O Face, que tem como princípio valorizar as raízes da cultura brasileira, é um dos meios que a Secretaria da Educação da Bahia, entendendo a “cultura como a grande matriz do conhecimento”, encontrou para assegurar o direito à arte e à aprendizagem dos saberes artísticos.

A Secretaria da Educação da Bahia compreende que educar através das linguagens artísticas é a melhor forma de comunicação com a juventude. Desconstruindo o modelo rígido de ensino e de aprendizagem, pretende-se fomentar a criação e a autonomia na produção de saberes e instituir um ambiente cultural ativo nas escolas, envolvendo os estudantes num clima de participação e de alegria, no qual a música é o elo entre os estudantes, as escolas e a sociedade baiana.

Objetivos

- Desenvolver a produção musical e outras linguagens artísticas nos contextos escolares, contribuindo para a autoria estudantil e para romper com a rigidez do modelo de ensino e de aprendizagem ainda presentes na educação.

- Explorar o potencial educativo da música, estimulando o desenvolvimento da musicalidade brasileira no ambiente escolar e valorizando as expressões culturais regionais.

- Fomentar o desenvolvimento da arte na escola, a produção de saberes artísticos, criando espaço e estímulo para a expressão de talentos entre a juventude estudantil.

- Criar elos entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, as Diretorias Regionais de Educação e as unidades escolares, através de uma relação pautada na produção artística e na mobilização da comunidade escolar.

- Promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem, contribuindo para transformar a escola em um ambiente vivo e significante para os jovens.

- Interagir com a juventude através das linguagens artísticas e chegar mais perto de seu universo, promovendo valores essenciais para a motivação do viver.

- Desenvolver, a partir da música, outras linguagens, possibilitando a elaboração de ideias e emoções de maneira sensível, imaginativa e estética.

Visite o site do Face










6 comentários:

  1. Parabéns Dirceu, pela dedicação e participação de todos na construção do seu Blog ficou belisssimo.Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns colega!
    O seu blog demonstra a dedicação que você tem ao colégio.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Você a cada dia demostra seu amor e dedicação por essa escola.Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!!
    Adorei o plano de fundo, a sua criatividade, os movimentos valorizou bastante seu blog. Parabenizo também os projetos realizados, pois percebi que você luta pelo ensino de qualidade. Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá colega Dirceu!
    PARABÉNS PELO TRABALHO!
    SUA EQUIPE É MUITO CRIATIVA .

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Dirceu e demais..fico feliz por vcs..abraço

    ResponderExcluir