sábado, setembro 4

II TAL

PROJETO TAL


Adicionar legenda
Este é mais um projeto da Secretaria de Educação da Bahia, que tem como objetivo a produção textual de contas, poemas, poesias, dentre outros, assim é o Tal ( Tempo de Artes Literárias).
Eliana e Elissandra
Júnior
Adicionar legenda
TAL em Nova Itarana
2ª Colocada

Adicionar legenda
Adicionar legenda
Eliana e Elissandra
No momento Tal do grande Sarau, as poesias e poemas demonstram o encontro e amor pela Bahia, a escolhida foi o poema “Bahia”, das alunas Eliana e Elissandra do 2ª C noturno.

Parabéns a todos os alunos pelas produções, e ano que vem tem mais !


Eliana e Elissandra

POEMA


AUTORIA: Elissandra, Eliana Oliveira.
Colégio Estadual Luiz Viana Filho – Nova Itarana

BAHIA

Oh! Minha querida Bahia por ti clamo esplendores. Bahia querida tu és símbolo de muitos amores.
Onde nasce e se põe o Sol, que a ilumina.
Nas manhas e noites estendidas do sertão, cresce no meu peito a ti gratidão.
Bahia mãe gentil, por ti cantamos elogios e temores, onde teus filhos choram clamores,
Eu vejo em teu futuro dias melhores,
E em teus campos lindas flores.
Oh! Minha querida Bahia rainha das raças e das cores, dos ricos e dos pobres.
Bahia que esconde segredos e desejos e a essência do criador.
Bahia de gestos e opiniões de crenças e tradições,
Do campo e do mato, da maré e do mangue ás tuas manifestações.
Amanha quero ver minha querida Bahia, no sorriso de uma criança, e
Nos braços da esperança.

Mirella Pinheiro- intérprete em Amargosa
Adicionar legenda

O interesse pela arte literária não é algo novo, remonta a eras passadas, desde os antigos relatos dos viajantes sobre as visões do mundo, os mitos e as lendas, aos estudos sistematizados de religiosos, dramaturgos, literatos, filósofos, entre outros. Em todas as épocas históricas, as manifestações literárias e artísticas coexistem na diversidade das formas de organização social, das sociedades tradicionais às mais avançadas, como parte da estruturação da vida coletiva.



A princípio, essas manifestações encontravam-se associadas à satisfação das necessidades imediatas e à apreensão dos fatos sensíveis das manifestações culturais dos rituais mágico-religiosos . Com as transformações econômicas, políticas, socioculturais e intelectuais ocorridas mais recentemente, provenientes do advento da modernidade, houve alterações nos modos de viver, nos modos do fazer artístico e literário, nas relações sociais e, consequentemente, nas concepções, nas ideologias e nos valores literários e artísticos, tornando-se, cada vez mais, imperativas formulações e reformulações de novas formas, novos temas e novos modos de interpretação do mundo.



A literatura brasileira tem se constituído objeto de interesse e de políticas educacionais na Educação Básica, desde a formação da sociedade brasileira. Entretanto, tradicionalmente, o ensino da literatura está associado aos “valores de culto” da tradição de segmentos da elite.



Apesar das mudanças sociais e educacionais, dos recuos e avanços que vêm se processando na sociedade e no campo educacional, o ensino de Literatura ainda continua fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5.692/71, que institui, no Parágrafo 2º do Art. 4º, que a língua nacional, base da comunicação e expressão passa a ser compreendida como componente essencial para o desenvolvimento da cultura brasileira .



A partir dessa compreensão da língua nacional, as práticas educativas estruturaram-se em torno da velha dicotomia entre as duas concepções: uma voltada para o estudo da Língua Portuguesa, propriamente dita, pautando-se na análise gramatical; versus a outra, de cunho literário, a Literatura, baseando-se no estudo da história da literatura, porém sem levar em consideração a complexidade linguística do país, a diversidade cultural e as singularidades dos contextos regionais.





Mirella representando o Colégio no II TAL

Um comentário:

  1. Muito interessante esse projeto Tal.É um jeito legal de descobrir alunos cantores que muitas vezes ficam escondido e naõ se revelam pela falta de oportunidade.
    Parabéns por abraçar esse projeto.
    Por Elisangela.

    ResponderExcluir